Portal da Cidade Paudalho

Timbaúba

Case Timbaúba recebe mostra competitiva do 10º CineCreed

Socioeducandos poderão, pela primeira vez, escolher o melhor filme entre os sete que serão exibidos na unidade. Evento ocorrerá na próxima segunda (12)

Postado em 10/11/2018 às 10:14 |

(Foto: Divulgação/CineCreed)

O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba, uma das unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), receberá, na próxima segunda-feira (12), o festival CineCreed. O evento, que chega à 10ª edição e ocorre em centros de privação de liberdade para adultos e para adolescentes no Estado, levará para os internos da Funase uma mostra competitiva com sete curtas-metragens. Pela primeira vez, os socioeducandos poderão não só assistir, mas também votar no melhor filme exibido. Os produtores do curta vencedor receberão o troféu Coronel Alcides Romão, além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 800.

Serão exibidos “Cão Maior” (14 anos, 11’20’’), de Marcelo Leme (MG); “8 Patas” (Livre, 02’25’’), de Fabrício Rabachim, Gabriel Barbosa e Pietro Nicolodi (SP); “Minha Mãe, Minha Filha” (Livre, 16’05’’), de Alexandre Estevanato (SP); “Match” (Livre, 01’00’’), de Raquel Freire (SP); “Maria” (12 anos, 16’45’’), de Elen Linth (AM); “Par Perfeito” (Livre, 11’10’’), de Débora Herling (SC); e “A Piscina de Caíque” (Livre, 15’00’’), de Raphael Gustavo da Silva (GO). Esses filmes compõem a Mostra Competitiva Brasil. Na edição de 2018, o CineCreed ainda conta com a Mostra Competitiva Nordeste, realizada na Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima, e com a Mostra Competitiva Pernambuco, realizada na Penitenciária Agroindustrial São João, em Itamaracá.

O festival teve mais de 200 produções inscritas. Os curtas selecionados foram produzidos a partir de 2016 e têm duração máxima de 20 minutos. A curadoria do evento está sendo feita pela 6ª turma do curso de Especialização em Estudos Cinematográficos da Universidade Católica de Pernambuco, sob a coordenação do professor Alexandre Figueirôa. “Todos têm direito de ter acesso à cultura, e isso está sendo assegurado por meio desse evento”, destacou a coordenadora geral do Case Timbaúba, Brenda Pitanga.

Todos os filmes têm classificação indicativa compatível com o público da unidade. Conforme o idealizador do festival e coordenador geral do Programa Exibição de Cinema Social (Preciso), Francisco Pires, a ideia é que, em 2019, a parceria com a Funase avance. “Nosso desejo é não o de fazer apenas uma mostra do CineCreed, mas o de realizar o Cine Funase, com filmes que tenham temas específicos para esses adolescentes”, afirmou. 

SERVIÇO

Mostra Competitiva Brasil, do CineCreed – exibição e votação no melhor curta-metragem

Segunda-feira, 12 de novembro de 2018, das 10h às 14h

Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba - Av. Maria do Carmo Lopes de Oliveira, s/n, Três Cocos, Timbaúba-PE


Fonte:

Deixe seu comentário