Portal da Cidade Paudalho

SAÚDE

Centro de Parto Normal do Paudalho é inaugurado na Mata Norte de PE

A inauguração ocorreu no último sábado (11), na comunidade do Alto do Hospital, no bairro de Santa Tereza.

Postado em 13/08/2018 às 10:15 |

Centro de Parto Normal do Paudalho é inaugurado na Mata Norte de PE (Foto: Divulgação )

A Prefeitura do Paudalho inaugurou no último sábado (11) o Centro de Parto Normal do Paudalho Gabrielly Ramos. De acordo com a organização, centenas de pessoas participaram da solenidade na unidade que fica na comunidade do Alto do Hospital, no bairro de Santa Tereza. O local impressionou pela estrutura que oferta suítes individuais para cada mãe, com banheiros equipados e ainda locais de banho de sol para o bebê. 

Cada quarto conta com equipamentos de última geração, wifi e Smarts TVs com serviços de streaming. Na unidade de saúde, as gestantes vão ter um atendimento humanizado com equipes de médicos, enfermeiras que receberão capacitação com cerca de oito enfermeiras obstetras. “Na hora de parir a gestante dará a “luz”“ a criança em uma banheira especializada para o processo. O objetivo é respeitar a vontade da mãe. O Centro possui uma aérea de aproximadamente 502 metros quadrados em um investimento total de quase R$ 1 Milhão. 

De acordo com a gestão, o objetivo principal da unidade é devolver aos paudalhenses o direito de nascer em Paudalho. Emocionado e visivelmente feliz, o prefeito Marcelo Gouveia comentou que o Centro foi pensado em cada detalhe. “Eu acho que as grandes coisas estão nos detalhes. Nós pensamos em cada pequeno aqui. Pensamos na porta automática, nos quadrinhos de cada porta para as mães colocarem o nome dos filhos. Nas camas, nas TVs, na comodidade de ter até aplicativos para filmes. Tudo isso foi pensado e eu estou muito feliz porque, agora o paudalhense vai nascer em Paudalho”, comemorou. 

Funcionamento

De acordo com a diretora da unidade, Lúcia Matias, o atendimento no local começa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “O Centro de Parto Normal vai receber todas as gestantes do Município, de forma que o atendimento começará nos Postos de Saúde da Família, onde elas vão ser captadas. Elas vão participar de reuniões aqui com as enfermeiras, vão conhecer o serviço, como é que será no dia do parto e ao mesmo tempo elas receberão orientação sobre o parto. Ou seja, as obstetras vão estar integradas com as unidades da família e todas as gestantes do Município vão ser vinculadas ao Centro de Parto”, explicou. Ainda segundo a diretora Lúcia Matias, o local oferta estrutura modelo. “Eu acho que nós temos uma estrutura modelo que na região não existe igual. A qualidade começa com estrutura física e de profissionais”, comentou. 



Fonte:

Deixe seu comentário